A proposta educacional do Ensino Fundamental II parte de uma concepção empírica, voltada a um currículo que trabalha as diversas potencialidades e formas do saber,  utilizando-se de recursos tecnológicos para uma aula interativa e participativa por parte dos educandos, procurando adequar as necessidades e limitações ao meio social, partindo de experiências num processo ativo de construção do indivíduo, com consciência de suas possibilidades e limitações, munido de uma cultura que lhe permita conhecer e compreender o mundo.

O Ensino Fundamental II aborda um ambiente educativo em que o aluno:

• Amplie sua capacidade de aprender continuamente, por meio da valorização dos conhecimentos que já possui.
  • Evolua suas potencialidades no campo da ciência, da arte e do relacionamento interpessoal.
  • Adquira conhecimentos e habilidades sólidas e obtenha uma formação pessoal voltada para os vínculos familiares, a solidariedade humana e o respeito à diversidade.
  • Desenvolva a autonomia, sendo capaz de usar seu senso crítico para contribuir de modo positivo e construtivo dentro da sociedade em que vivemos.
  • Caminhe na construção de um ideal de servir baseado na possibilidade de atuação para melhoria do mundo em que vive.

O Colégio Belo Futuro Internacional desenvolve um trabalho ativo pautado em valores e atitudes importantes, partindo do pressuposto de que o educando é um ser pensante, crítico e formador de opiniões, capaz de exercer sua cidadania como um ser construtivo do processo social, voltado para o compromisso de elevar a aprendizagem do mesmo, para a conscientização de sua visão de mundo, para a transformação da realidade e para definir o perfil do ser humano que estamos ajudando a formar. Envolvemos a comunidade, objetivando um trabalho democrático por meio de reuniões, eventos, ações e projetos, em que a equipe pedagógica visita as famílias e assim, leva a comunidade e a escola a conhecer a realidade de ambas, para assim, nortearem as medidas que devem ser adotadas, e quais os caminhos que devem trilhar, para alcançarmos os objetivos propostos e o sucesso de nossos alunos.